terça-feira, 7 de junho de 2011

Vaso Cachepo de eucalipto 30 x 25cm de diametro (FAÇA VOCÊ MESMO)

SEGUE ABAIXO O PROCEDIMENTO PARA VOCE MESMO FAZER SEU VASO DE MADEIRA:

1 - Selecione a madeira que será utilizada, no caso usei eucalipto de reflorestamento que foi descartado.

2 - Inicialmente é necessário preparar a madeira, desbastando, lixando e cortando as ripas na medida desejada, cortei com 24cm de comprimento, largura de 2,5 cm e espessura de 1 cm.






                Veja que agora as ripas estão limpas e na cor original da madeira.

3 - Agora é necessário cortar a base redonda de 24cm de diametro, usei uma serra de fita mas pode ser feito em serra manual tico-tico, após preparei as ranhuras para escoamento de excesso de água e também para o mesmo propósito faça um furo no centro da base.


4 - Agora vamos iniciar a montagem usando cola branca e um pinador pneumatico, na falta do pinador pode ser usado prego e martelo.




5 - Após a colocação das ripas, insira um reforço interno e cole-o com cola branca e se tiver um grampeador pneumático use para ajudar na fixação, também pode ser usado corda elastica de motoqueiro, grampos e garras até a cola branca secar.


 6 - Enquanto a cola seca, corte e deixe os pés montados para fixá-los em seguida no corpo do vaso. Para os pés usei pedaço de eucalipto de 4 x 4 x 7cm de altura e fiz detalhes laterais através de ranhuras, irei fixá-los através de cavilhas e cola branca.
 7 - Agora com os pés colocados é só lixar e dar o acabamento desejado.


                                                    
                                             PRONTO!!

O vaso já está envernizado e somente falta encontrar uma bela planta para morar nele. Veja que o acabamento envernizado no eucalipto deixa aspecto de cor salmão castanho na madeira.



Um comentário:

Por favor ao inserir comentário assine a postagem com seu nome e email.
Obrigado