WhatsApp

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Coletor caseiro de pó para marcenaria

Ainda dedicando tempo para meus projetos, resolvi concluir um que estava a algum tempo na lista que era uma coletor de pó (home made). Feito com um aspirador velho que estava sem uso, mangueiras, conexões e uma bombona plástica de 50 litros.
Este projeto foi inspirado em tutoriais que achei na web e é uma solução de baixo custo para manter o ambiente mais limpo e organizado.
A bombona e o aspirador são ligados em série, onde a mangueira que suga o pó fica conectada a bombona e a saída da bombona liga ao aspirador, desta maneira é criado efeito ciclone dentro da bombona e os resíduos se depositam na mesma deixando o aspirador somente com a função de aspirar o ar. Assim que a bombona encher de resíduos somente é necessário abri-la e despejar os resíduos em um saco plástico.
Para manter o aspirador e a bombona em um único local e obter um bom resultado relativo a isolamento acústico fiz um móvel com sobras de madeira compensada e na parte interna dele revestida com espuma. Também coloquei um interruptor na parte externa para ligar e desligar o aspirador e rodízios para facilitar o deslocamento quando necessário.

Segue algumas fotos:












Um comentário:

Ururahy disse...

Olá José Ricardo,
acho interessante, extremamente útil e economicamente viável esta solução. Mas, sempre tive uma dúvida que nunca foi tirada: Se trata da potência do aspirador para que o efeito "ciclone" funcione. Acredito que deva ser superior a 750 W. Você poderia confirmar isto para mim? A espuma na tampa é para ajudar no isolamento acústico, ou para ajudar a filtragem?
Achei excelente e muito interessante a forma como foi conduzido o projeto. Parabéns.
Osvaldo Ururahy

Postar um comentário

Por favor ao inserir comentário assine a postagem com seu nome e email para eu poder retornar.
Obrigado